https://www.prometoviver.pt/anossahistoria/

Prometo Viver

O trabalho da Associação vai além de oferecer ajuda material ou financeira. Procuramos, também, sensibilizar as famílias e a comunidade em geral sobre a importância das ações de natureza preventiva e de inserção. Isso inclui áreas fundamentais como a saúde, a educação e a ação social. Acreditamos que é essencial promover uma consciência coletiva sobre essas questões, para que todos possam envolver-se e contribuir para uma sociedade mais justa, saudável e inclusiva.

Reconhecemos que juntos podemos fazer a diferença, e é através dessa união que nos empenhamos em impactar positivamente a vida daqueles que estão em situações de vulnerabilidade.

Valorizamos a importância de cada indivíduo e acreditamos que todos têm algo valioso para oferecer ao mundo.

Estamos comprometidos em honrar a memória de Gonçalo Assunção, nosso eterno inspirador, e em seguir o seu exemplo de altruísmo, dedicação e impulsionador de sorrisos e sonhos.



Quem é o Gonçalo Assunção 

O seu nome ficará para sempre gravado nos nossos corações. Um ser humano extraordinário que deixou uma marca profunda em todos os que tiveram o privilégio de o conhecer. Partiu precocemente em maio de 2021, aos 23 anos, deixando um vazio imenso nas nossas vidas.

O Gonçalo era um jovem altruísta, impulsionador de sorrisos e sonhos, que encontrou a sua paixão no desporto automóvel. Desde tenra idade, o Gonçalo revelou um amor profundo por este desporto. Um talentoso navegador que encontrou nas pistas mais uma forma de expressar a sua determinação, habilidade e coragem. O automobilismo era uma das suas paixões – para além dos amigos, da família e da namorada – e ele dedicava-se intensamente a aprimorar as suas competências para alcançar os seus objetivos.

O seu entusiasmo contagiante e a sua dedicação em fazer a diferença eram incomparáveis. Tinha uma forma única de inspirar as pessoas à sua volta e irradiar positividade por onde passava.

A sua morte trágica trouxe-nos uma consciência mais polida da realidade em que vivemos, onde ainda há muito a ser visto com os olhos do coração. O Gonçalo despertou em nós uma vontade ainda maior de contribuir, trabalhar e criar para ajudar aqueles que mais precisam. Ele ensinou-nos que cada pequeno gesto pode ter um impacto significativo na vida dos outros e mostrou-nos a importância de viver em segurança e em harmonia social.

O nome do Gonçalo Assunção será sempre sinónimo de generosidade, amizade, coragem, perseverança e inspiração. A sua influência motivou-nos a fundar a Associação, com o propósito de honrar a sua memória e continuar o seu legado. Acreditamos que a melhor forma de o homenagear é unir os nossos esforços para apoiar todos os heróis anónimos que enfrentam desafios diários e procuram superar-se.

 


A nossa história 

Era uma vez dois irmãos gémeos – o Gonçalo e o Rodrigo Assunção – que partilhavam uma vida repleta de aventuras e cumplicidade. Embarcavam em inúmeras aventuras: exploravam a vida criando laços de amizade. Abraçavam cada experiência com uma alegria contagiante. Os seus espíritos intrépidos e amor pela vida eram epidémicos para todos ao seu redor. No entanto, o destino reservou um revés trágico.

Em dezembro de 2020, o Gonçalo sofre um terrível impacto. Um acidente de viação ocorrido enquanto regressava a casa para passar a Noite de Natal.

Durante esse período angustiante de internamento, permanecemos agarrados à fé. Sonhávamos com um milagre que pudesse trazer o Gonçalo de volta. Todos estavam cientes da gravidade das suas lesões e estávamos preparados para apoiar a sua recuperação e reintegração na sociedade.

Apesar dos esforços, após quatro meses e meio em coma, o Gonçalo deixa o plano físico no dia 10 de maio de 2021.

Fica um vazio imenso em todos os corações que o amavam. Foi durante o início do processo de luto que nasce a ideia – pelo seu tio Joaquim – de fazer uma homenagem não só ao Gonçalo, mas a todas as vítimas de acidentes rodoviários. Assim, surge em finais de 2021 o movimento PROMETO VIVER.

O Gonçalo foi a inspiração para a criação deste movimento solidário. A sua determinação, bondade e desejo de fazer a diferença foram o motor para unir esforços e recursos para ajudar pessoas em situações de fragilidade. Ajudar aqueles que se sentem desamparados e incapazes de viver em segurança e com pleno enquadramento na sociedade.

É um testemunho vivo de como uma única vida pode deixar um impacto duradouro e como a união de esforços pode trazer esperança e mudança para tantas pessoas.

Desafiados para continuarmos a nossa história de amor, superação e transformação, demos voz ao nosso grito de vida. De mãos dadas, num trabalho incansável com todos os nossos membros, embaixadores e voluntários: nasceu PROMETO VIVER – Associação Gonçalo Assunção.

O seu legado continuará a ecoar, a inspirar e a motivar. Continuaremos a celebrar a existência e a promover a inclusão e a qualidade de vida para aqueles que conseguirmos tocar. Continuaremos a despertar a consciência coletiva para a importância de viver com compaixão, segurança e inclusão.