Prometo Viver pela Saúde Mental - 2024

09-10-2024


A 3ª edição do Prometo Viver será dedicada à saúde mental.

Leva-nos a uma viagem ao âmago de cada um de nós – ao que nos une enquanto seres humanos e ao que nos distingue como indivíduos únicos.

Neste palco de esperança e compaixão, reunimo-nos para ajudar a iluminar os caminhos daqueles que lutam nas sombras da mente.

Este ano, temos a ambição de estender o nosso apoio a duas instituições que se dedicam a acolher e a cuidar dos que sofrem de doença mental. Queremos não só contribuir financeiramente, mas também educar, inspirar e quebrar barreiras de indiferença e estigma. Por isso, estamos empenhados em criar uma declaração coletiva de coragem e superação, gerando um impacto duradouro através de dois projetos especiais:

A abertura de uma nova linha SOS VOZ AMIGA no Algarve , que permitirá responder a um maior número de chamadas, atualmente sem resposta e que podem salvar vidas.

Desenvolvimento de um projeto pioneiro em parceria com a ASMAL (Associação de Saúde Mental do Algarve) .

• O nosso objetivo é estabelecer vários polos de atendimento à comunidade, onde cada polo contará com a presença de um profissional de psicologia que estará disponível para consultas semanais. Este projeto é fundamental para garantir que todos tenham acesso a apoio psicológico de qualidade, de forma regular e acessível.

• A sustentabilidade e expansão deste projeto dependem do montante que conseguirmos angariar. Quanto maior for o valor arrecadado, maior será o número de polos que poderemos abrir, expandindo assim o nosso alcance e ajudando um maior número de pessoas em diferentes locais do nosso distrito.

• Este projeto visa a deteção precoce dos sinais de doença mental e a intervenção preventiva, através do estabelecimento de parcerias estratégicas e campanhas de sensibilização.

• É fundamental mobilizar toda a comunidade nesta missão de consciencialização, para que possamos prevenir casos de doença mental grave e promover a saúde mental, que é a maior riqueza na vida de cada um de nós.

Desafiamo-nos a romper com o estigma da doença mental, sublinhando que esta luta pode tocar a vida de qualquer um de nós, a qualquer momento. Acreditamos que, desta forma, podemos abrir portas para uma compreensão mais profunda e uma aceitação mais ampla, promovendo assim a verdadeira cura e o apoio mútuo na comunidade.